22 de outubro de 2009

Um Sambista para vida toda


Toda mulher sonha com o parceiro ideal!


E nós sambistas não somos diferentes. Fortes e guerreiras, gostamos de boa música, adoramos o sereno, fazemos parte das rodas de samba, bebemos como gente grande, mas também somos românticas, manhosas e queremos encontrar um sambista para vida toda, rs.

Os malandros são os que chamam a atenção logo no primeiro momento, com sua ginga e chamego conseguem balançar nossas pernas e nos causar arrepios, mas é tudo muito efêmero com eles. O pior é que quanto mais malandro maior a possibilidade de nos apaixonarmos por ele...


Mas independentes de serem malandros ou sambistas natos queremos sim homens que sejam companheiros, cúmplices, amigos, carinhosos e que nos respeitem. Aliás, respeitar é o verbo que deve reger todos os relacionamentos. Portanto, você que quer ter uma mulher ao seu lado, a respeite, se respeite e claro, respeite o Samba! O desrespeito à mulher, fonte maior de inspiração do samba e força maior de todos os terreiros, é simplesmente coisa de Zé Ruela.


Resumindo: tem que gostar de Samba! Os malandros têm grandes chances, mas podem se dar muito mal se exagerarem na malandragem e esquecerem o respeito. Se nos respeitarem e tocarem, melhor ainda; se nos respeitarem, tocarem e cantarem, este é o cara pra casar!


Mas é tão difícil saber se encontramos o sambista certo.


Experimentamos, saímos, ficamos sem compromisso, anunciamos ao mundo que não acreditamos mais no amor e que realmente não nascemos para isso, deixamos claro que nossa única paixão é o samba então em uma roda qualquer onde fomos lavar a alma, ou apenas apreciar uma boa música, lá está ele, te olhando quietinho na roda tocando seu cavaco, com um sorriso que só ele tem, uma felicidade digna de uma criança transborda dos olhos dele a cada música tocada ou cantada, e você ali observa tudo, o admira, mas fiel e convicta de que a solidão é seu caminho não dá muita importância.


Ao término da roda, você está com as amigas e nem se lembra mais daquele sambista incrível que você admirou há minutos atrás, mas ele que parecia em transe com a música e que nem reparou que estava sendo observado, se lembrou de você, e está ali do seu lado, sorrindo e brincando como se te conhecesse há anos. As amigas cúmplices daquela maldita energia amorosa somem quase que por encanto e ainda são capazes de pedir para que ele cuide de você!


Começou o processo de envolvimento...

Sorrisos e brincadeiras, os telefones são trocados e claro na hora de se despedir um clima de beijar ou não beijar e o beijo roubado por ele... Vamos ser honestas, foi na verdade desejado e oferecido por você.


Pronto, você já tem um sambista apaixonante na sua vida. A partir daí as histórias não mudam muito, telefonemas, encontros depois da roda de samba, a saudade crescendo a cada dia, seu mundo sendo invadido por felicidade. Geralmente os sambistas são muito sinceros cometem verdadeiros sinsericídios, o que nos quebra e faz sermos mais pacientes com eles, afinal ele errou e contou. Tudo parece música em nossas vidas, até as pisadas de bola deles acabam nos divertindo. Porém tanta verdade uma hora pode causar uma reviravolta nesse conto de fadas, e numa noite qualquer depois de uma roda de samba sensacional ele te conta que encontrou a ex e esta mexido, ou que ficou com uma fã mas que não teve importância, ou pior ainda que a mãe do filho dele que nunca mais olhou para cara dele apareceu e precisa de ajuda.


Seu mundo cai! E você pela primeira vez pensa:

Porque ele não mentiu pra mim? Porque não me enganou?

Como lidar com tanta honestidade, num território onde vale tudo: o Amor. Mas os sambistas são assim, falam a verdade. Ai fica minha pergunta:


Porque falam a verdade?

Para deixar a responsabilidade nas nossas mãos? Não, eles são donos de suas próprias vidas não precisam disto.

Porque são bonzinhos? Nunca! São sangue bom sim, mas são Malandros assumidos também.


Às vezes penso que contam pois faz parte da vida de cada sambista, pois só com este choque emocional, este sofrimento causado por eles podem surgir as letras incríveis que são eternizadas na voz de grandes intérpretes.


Nós que nem podíamos pensar em ver esse amor terminar temos que encarar a parada de frente. Mas já falei somos guerreiras, filhas de Iansã, de Iemanjá, da Oxum, temos a Moça Bonita a nos proteger.


Uma Iansã não perde seu Ogum a não ser que encontre seu Xangô, corremos para o candomblé, pedimos proteção, batemos cabeça, firmamos ponto, mas sem feitiço, sem nome na macumba, algumas colocam, mas acabam como no samba Feitiço da Judite chorando porque o feitiço acabou. O sambista pra vida toda não precisa disto, ele vem sozinho, ele quer tanto quanto nós.


A partir daí cada história tem um final, Nós sempre torcemos pelo “Foram Felizes Para Sempre”, mas até chegar lá muitas rodas de samba serão palco de brigas, lágrimas, reconciliações, olhares que se cruzam entre uma música e outra, mais olhares com olhos de promessas, sorrisos que negam os olhares de promessas, os beijos de amor são trocados por carinhosos e quentes, beijos de “amizade” e eles que eram presentes em nossas vidas somem, reaparecem, são capazes de na maior cara de pau ao reaparecer cantar "Algemas" pra você como se a dor que estivéssemos sentindo não fosse causada por ele mesmo. Sem dizer nos telefonemas que invertem a situação e dizem que você sumiu! Sambista safado! A gente até pára pra pensar se realmente magoada não se afastou mesmo...



O pior de tudo não é perder nosso sambista, o pior é que se o Samba é Nosso, é o nosso terreiro, e Ele toca no Nosso Samba, é inevitável o reencontro. Estamos tristes e abatidas e a única salvação é lavar a alma no samba, mas vamos lavar a alma com ele cantando ou tocando ou pelo menos sambando do nosso lado... Dai cabe ao destino fazer com que este reencontro aproxime e apague a dor vivida, ou aumente a dor e o distanciamento. Mas uma regra é clara: nem eles nem nós abandonamos o samba!


Eles são casados com o samba e têm como amantes oficiais a música, isso é fato!

Mas é fato também que se você realmente encontrou o seu sambista pra casar, não tem roda de samba, show importante, vida atribulada, ex namorada, filho, ou invasão de alienígenas que impeçam vocês dois de ficar juntos, e se Ele, o seu sambista, usar qualquer uma destas desculpas, não fique de bobeira, não pague pra ver, dá linha malandra que este malandro não é o seu...


***


Nessa Ratti e Pamela Addolorata

Um comentário:

  1. Meu nome completo é Pâmela Addolorata Pinto, tenho dez anos. Nasci no Brasil, no estado de São Paulo, cidade de São Paulo.
    Estudo no Colégio "Joana D'Arc" e procuro para o futuro ser turista, médica, veterinária ou até mesmo cientista.
    No momento não estou lendo nenhum livro, mas gosto de ler revistas como: "Atrevida", "Capricho", "Toda teen" e "Jovem Pan".
    Pratico natação porque é gostoso.
    Não faço outra atividade, a não ser catecismo. É divertido, interessante e bom.
    Gosto muito dos "Backstreet Boys", "Rolling Stones", "Racionais Mc's", "Puff Dad", "Charlie Brown Jr." etc.
    Tenho o costume de assistir a "MTV"; adoro os clips!
    No final de semana eu brinco, ando de patins, bicicleta etc.

    ResponderExcluir